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23/12/2020

Dicas para design e desenvolvimento de embalagens de cosméticos

Os produtos de beleza sempre foram uma parte importante da civilização humana. Eles estão presentes em quase todas as sociedades, mesmo em tribos indígenas, em todo o mundo. Algumas culturas fazem seus cosméticos usando ingredientes naturais sem aditivos químicos, enquanto a vasta maioria da população global prefere produtos de beleza produzidos em massa simplesmente porque aumentam a conveniência e o preço acessível.

É possível que os processos de fabricação modernos e tradicionais usem ingredientes naturais, mas é mais provável que o último adote uma abordagem mais conservadora. Embora ingredientes de base química sejam usados ​​em cosméticos tradicionais, eles são usados ​​apenas em quantidades muito pequenas. Outra grande diferença entre os produtos cosméticos tradicionais e modernos é o design da embalagem do produto , e há boas razões para essa diferença.

 

loja Suiça vende diversos tipos de embalagens para cosméticos além de toda uma linha de tampas para cosméticos e válvulas. ENtre em contato conosco para conhecer as opções e faça um pedido personalizado.

 

Projete uma ótima embalagem para produtos
Perfume 360 ​​Animation de Vladu11

Os cosméticos modernos são produzidos para fins comerciais - pelo menos por parte da empresa - portanto, precisam ser atraentes o suficiente para os compradores em potencial. Com novas marcas chegando ao mercado em um ritmo acelerado, toda empresa precisa se manter competitiva não apenas criando cosméticos de boa qualidade, mas também por meio de um design de embalagem eficaz. Mais importante, a embalagem também atua como um escudo protetor contra poluentes ou bactérias e pode ajudar o produto a resistir a um tratamento duro durante a distribuição ou entrega. O melhor design de embalagem é, portanto, uma combinação de estética e função.

Do ponto de vista do fabricante, a embalagem do produto desempenha um papel importante na distinção entre seus produtos e os produtos dos concorrentes. É altamente improvável que os consumidores experimentem todos os produtos cosméticos do mercado para saber o desempenho de cada um deles. Os clientes acham mais fácil fazer uma comparação colocando vários produtos diferentes um ao lado do outro para determinar qual deles tem a embalagem mais interessante, inclui as informações mais relevantes, pratica os melhores padrões de segurança, realiza testes adequados, usa os ingredientes mais saudáveis, implementa o processo de fabricação mais higiênico e assim por diante. Os compradores contam com o que podem ver, sentir e experimentar por meio da embalagem de um produto para tomar uma decisão de compra.

Frasco de perfume rev 1.1 por zeldom
Frasco de perfume rev 1.1 por zeldom

O apelo visual que o design da embalagem pode entregar faz toda a persuasão, ao lado da já reconhecida reputação da marca, que se aplica a marcas conhecidas. Para empresas e startups menos estabelecidas, a embalagem desempenha um papel ainda mais crítico. Muitas decisões de compra acontecem na prateleira onde os produtos são exibidos. Os consumidores olham para um produto por meros segundos e prestam atenção a vários elementos de design durante esse breve exame, principalmente as cores, a forma e o texto. Uma vez que um comprador gosta de uma escolha particular e se aproxima de uma compra real, um escrutínio mais detalhado do produto acontece - incluindo a embalagem - que envolve uma inspeção mais longa dos materiais usados, segurança, exclusividade e apresentação geral do produto.

Como escolher embalagem de cosmético para vender mais. Você também pode fazer um design de embalagem atraente para produtos cosméticos para representar os valores de sua empresa. Para chegar a um design prático, considere os seguintes pontos.

 


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Mercado alvo

Identifique o seu mercado-alvoO design de embalagem que você está prestes a criar é para os clientes, por isso é necessário saber quem é o mercado-alvo. Os membros ou cada categoria de mercado são atraídos por coisas diferentes. Um design atraente para adolescentes provavelmente não atrairá mulheres maduras, e o design de embalagens de produtos cosméticos para homens deve ser diferente daqueles feitos para mães, por exemplo. Depois de descobrir seus consumidores-alvo, faça uma pesquisa de mercado sobre os produtos em alta no momento e quais elementos de design são proeminentes em suas embalagens. Você não deve copiar seu design, mas não há nada de errado em usá-los como base ou inspiração para seus conceitos.

Muitos produtos cosméticos usam tipos de recipientes semelhantes, recipientes de lata ou vidro, tubos dobráveis, frascos de bomba, frascos de spray, frascos conta-gotas, etc. No entanto, pode haver muitas variações de cada um desses formatos e tipos. O melhor tipo é aquele que permite ao consumidor utilizar todo o conteúdo da forma mais higiênica e eficiente possível.

 

 

Identidade da marca

Identidade de marca cosméticaÉ tudo uma questão de enviar a mensagem certa por meio da embalagem para que os consumidores entendam sua empresa um pouco melhor. Muitas pessoas querem comprar marcas de cosméticos associadas a um estilo de vida luxuoso, mas também existem muitos consumidores que anseiam por outras identidades, como acessibilidade, consciência ambiental, praticidade, natural ou conveniência. O design de embalagem é uma extensão da identidade da sua empresa. 

Veja aqui dicas para escolher seu fornecedor de embalagens de cosméticos, levando em conta a sua marca, segurança, tipos de produto, relação comercial com o fornecedor, personalização da embalagem, etc.

A percepção dos consumidores sobre a identidade da empresa é sempre afetada por sua opinião sobre a embalagem de seus produtos. O uso de vários designs de embalagens para diferentes linhas de produtos sob a mesma marca também é uma prática comum entre as empresas, principalmente aquelas grandes o suficiente para diversificar os produtos.

 

 

Estratégia de mercado e distribuição

Mercado de cosméticos e estratégia de distribuiçãoVocê precisa considerar o lugar onde seus consumidores-alvo encontrarão seus produtos. Não haverá uma diferença significativa entre os produtos vendidos online, em pequenas butiques ou em grandes varejistas no que diz respeito a abordagens de design, mas o objetivo é garantir que seus produtos sejam facilmente notados entre dezenas de outros. Quando colocados nos corredores de um grande varejista, os produtos com designs de embalagem ousados ​​têm melhores chances de serem vistos pelos compradores. Em uma pequena butique, entretanto, você precisa atender aos consumidores tipicamente mais sofisticados e elegantes. Um design arrojado pode não funcionar, mas detalhes sutis e eufemismo são abordagens mais eficazes.

 

 

 

Camadas de embalagem do produto

Quando se trata de design de embalagens de cosméticos, você pode precisar desenvolver três ideias diferentes para um único produto, porque há três camadas a serem consideradas.

1) Embalagem externa: a camada mais externa do produto real. Uma sacola ou caixa que o comprador abre apenas para ver outro tipo de embalagem (embalagem interna). Os clientes costumam ver esse recipiente externo quando compram os produtos em grandes varejistas ou lojas online.

Embalagem externa de produto cosmético

2) Embalagem interna:  abriga o produto. Não há mais nada entre essa camada e o produto. As opções aqui incluem a caixa de apresentação, embalagem, tubo ou apenas uma folha fina de plástico.

Embalagem interna de produtos cosméticos por Michael Dimou
Embalagem interna de produtos cosméticos por Michael Dimou

3) Recipiente do produto:  contém o produto que os clientes usarão. Por exemplo, um frasco de perfume, tubo de batom ou frasco de creme facial.

Recipiente de produto por Subodh
Designer de contêiner de produto por Subodh

Ao contrário de outras categorias de produtos, como eletrônicos ou roupas, os produtos cosméticos prestam atenção à terceira camada, o recipiente onde os materiais consumíveis reais são armazenados. Eletrônicos e roupas precisam de embalagens externas e internas, mas nunca de um contêiner. Caso contrário, eles podem não ser utilizáveis. Alguns produtos cosméticos vêm com as três camadas, enquanto outros vêm com duas, e muitos produtos usam apenas uma única camada. Decida quantas camadas você deseja usar com base em sua pesquisa de mercado.

 

Tipos de recipientes

Como mencionado anteriormente, os produtos cosméticos vêm em vários formatos de recipientes básicos, incluindo pulverizadores, bombas, potes, tubos, conta-gotas e recipientes de lata. Pode haver variações, e você deve determinar a mais eficaz, não só com base na estética, mas também na eficiência, em relação ao cosmético em si. Embora possa ser limitante, você ainda pode ser muito criativo com o formato dos recipientes para destacar ou disfarçar o que o pacote contém. Você não deve colocar um líquido ralo em tubos dobráveis ​​ou comprimidos nutricionais em conta-gotas, por exemplo. No entanto, é possível usar o formato de um pulverizador mesmo quando o frasco tem outro formato, como uma tampa de rosca comum. Dito isso, as embalagens de cosméticos seguem certos padrões, então você deve ter cuidado com sua criatividade.

A maioria dos produtos de manteiga para o corpo está contida em potes de plástico que às vezes se parecem com metal. Usar qualquer outro tipo de embalagem pode ser enganoso, a menos que seus consumidores estejam dispostos a dar uma olhada mais de perto e ler a descrição. Por outro lado, desviar-se da norma pode ser o fator “atraente” que atrai mais consumidores a comprar seu produto.

Um dos problemas mais significativos com tipos de embalagens incomuns é que você pode precisar fazer alguma fabricação personalizada. As fábricas produzem principalmente formatos padrão em tamanhos diferentes. Mesmo se houver modelos exclusivos, as variações da norma não serão muito marcantes na maioria dos casos. Portanto, pode ser necessário mais esforço para obter o design exato de que você precisa, mas, felizmente, existem empresas de embalagens que ficarão mais que felizes em aceitar o projeto. Formas personalizadas custarão mais, portanto, calcule o retorno potencial do investimento levando em consideração essa despesa extra.

 

Ponto Focal da Embalagem

Independentemente do tipo de formato, você não quer deixar a embalagem totalmente em branco, sem nada para o comprador ver ou ler. Cada produto precisa de um nome, e a embalagem precisa de informações sobre o produto para que os compradores possam entender completamente o produto que estão comprando. Quando o comprador está indeciso, o indivíduo buscará informações adicionais para convencê-lo a fazer a compra. Infelizmente, a maioria das pessoas não perde muito tempo pensando em comprar, o que significa que a embalagem tem muito pouco tempo para entregar suas mensagens mais importantes sobre o produto. Essa mensagem crítica é o ponto focal. Além de usar um tipo de embalagem exclusivo, você pode destacar essas mensagens por meio dos seguintes elementos de design.

1) Estilo:  cores e palavras desempenham um papel crucial para persuadir as pessoas a comprar cosméticos. Em vez de usar uma única cor, convém usar uma combinação que, de maneira ideal, chame a atenção das pessoas, se destaque na multidão e corresponda à identidade da sua marca. Esses designs podem ser difíceis de conseguir com uma cor, mas existem inúmeras combinações para explorar. As palavras são igualmente importantes. Certifique-se de que as palavras e letras são fáceis de ver, pronunciar e lembrar. O uso de cores contrastantes e fontes exclusivas são métodos eficazes para atingir esse objetivo.

2) Logotipo: pode haver dois logotipos associados ao seu produto cosmético. Um é o logotipo da empresa e o outro é o logotipo do produto. Veja a Unilever como exemplo. Seu logo corporativo e logomarca estão presentes nas embalagens dos produtos. O logotipo da marca / produto é, no entanto, mais dominante na embalagem e geralmente é posicionado na frente. Assim como com qualquer outro design de logotipo, ele deve representar genuinamente as características principais do produto. Por exemplo, os principais ingredientes usados, seu desempenho, sua eficácia ou seus resultados esperados.

Cosmetic Package design por Vladu11
Cosmetic Package design por Vladu11

Outra possibilidade é usar as informações de saúde e segurança como ponto focal. As pessoas estão mais interessadas em comprar produtos que sejam compatíveis com o FDA, sem crueldade, beneficentes e recomendados por especialistas. Usar todos esses logotipos pode sobrecarregar a embalagem, mas você pode defini-los em diferentes tamanhos e locais na embalagem para evitar confusão.

 

Opções de impressão

Litografia, Flexografia, Digital e Silkscreen são apenas algumas das opções de impressão mais populares para embalagens. Cada um tem seu próprio conjunto de vantagens e desvantagens, mas a impressão digital é freqüentemente considerada o melhor de todos os mundos, combinando acessibilidade, velocidade e qualidade. Dependendo dos materiais usados, você pode ser capaz de utilizar a gravação a laser de forma criativa, em metal, madeira ou mesmo vidro, por exemplo. Essa abordagem custará mais dinheiro, mas é uma boa escolha, especialmente para mercados de ponta.

 

Materiais

As primeiras coisas a serem consideradas ao escolher os materiais para sua embalagem são a categoria do produto e o ambiente de armazenamento. Dependendo do produto, escolha materiais de embalagem que prolonguem a vida útil sem contaminar o conteúdo. O ambiente de armazenamento também é uma consideração importante. Se os consumidores vão armazenar o produto no banheiro, é melhor usar materiais resistentes à água. As opções de materiais de embalagem externos e internos são quase ilimitadas.

 

Desenvolvedores de protótipos de empacotamento

Você pode criar sua própria embalagem. A abordagem DIY é comum entre os proprietários de pequenas empresas porque eles podem manter o orçamento baixo e ter controle total sobre o processo. Ao contrário dos projetos de bricolagem típicos, após os quais o produto não está à venda, projetar para fins comerciais é algo totalmente diferente. Você investiu muito em todo o processo e não há garantia de que seu produto será lucrativo. 

Animação 3D de perfume por Vladu11
Animação 3D de perfume por Vladu11

 

Armadilhas comuns de design de embalagem

Durante sua pesquisa de mercado, você pode encontrar alguns designs de embalagens de produtos cosméticos de que não gosta. Pior ainda, você pode não gostar deles porque esses pacotes são de fato objetivamente desagradáveis. Algumas armadilhas comuns em embalagens de produtos cosméticos incluem:

  • Sem instruções de uso: É verdade que muitos produtos cosméticos são autoexplicativos, mas seria muito melhor se houvesse algumas informações sobre como usá-los corretamente.
  • Muito difícil de abrir: quando um designer de embalagem deseja que um produto seja protegido e protegido contra contaminação, a melhor abordagem é usar um recipiente devidamente selado. Isso não significa, porém, que a embalagem deva exigir muito trabalho para ser aberta sem deixar bagunça. Um selo simples funcionará sem impedir que ninguém abra e feche o recipiente facilmente.
  • Materiais de baixa qualidade: mesmo que os cosméticos sejam relativamente baratos, os compradores não querem desperdiçar uma gota. A embalagem, e principalmente o recipiente, deve ser capaz de resistir a choques ocasionais ou quedas acidentais. Deve permanecer intacto quando armazenado dentro de uma sacola ou bolsa junto com outros objetos. O contêiner não deve abrir ou desenroscar com muita facilidade, ou ficará bagunçado.

O resultado final é que você deseja que o design da embalagem também funcione como marketing. Quando as pessoas recomendam determinados produtos a seus amigos e familiares, elas descrevem os produtos da melhor maneira que podem garantir que outras pessoas comprem o produto certo, em vez de produtos com marcas semelhantes. Além do nome da empresa e das marcas, eles também podem descrever a embalagem. Portanto, ter um design de embalagem exclusivo e atraente oferece uma vantagem para o reconhecimento da marca. As pessoas podem lembrar facilmente a aparência do produto e não têm dificuldade em encontrá-lo entre centenas de outros itens na loja. Uma boa embalagem também reflete qualidade e seriedade na apresentação de seus produtos aos clientes.

 

Onde comprar embalagens para cosméticos

  1. Embalagens para cosméticos anti-mofo
  2. Embalagens para cosméticos PET
  3. Embalagens para cosméticos de vidro
  4. Embalagens para cosméticos de amostras e provadores
  5. Potes para cosméticos
  6. Embalagens para kits de cosméticos

 Entre em contato para saber como comprar e escolher entre as diversas opções de potes, vidros, sprays, provadores, bisnagas, difusores e outras opções.

Loja de embalagens

Também contamos com uma diversidade de tampas para cosméticos

  1. Tampa para cosméticos com rosca de 18mm​
  2. Tampa para cosmético de Alumínio
  3. Tampa Luxo para cosmético
  4. Válvula Spray para cosmético
  5. Válvula Reparadora para frasco de cosmético
  6. Tampa para cosmético com rosca 20mm
  7. Tampa tipo Fliptop para cosmético
  8. Tampa para cosmético de Alumínio
  9. Válvula para Saboneteira
  10. Tampa para cosmético de acrílico
  11. Válvula para cosmético tipo Gatilho
  12. Tampa para cosmético de rosca 18mm
  13. Tampa para cosmético de rosca 20mm
  14. Tampar para cosmético de rosca 24mm
  15. Tampa para cosmético de rosca 28mm
  16. Tampa para cosmético de rosca 20mm
  17. Tampar para cosmético de rosca 24mm
  18. Tampas para Aromatizador
  19. Válvula para dispenser de sabonete
  20. Válvula para spray