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28/12/2020

As 12 principais recomendações para iniciar seu próprio negócio de cosméticos em 2021

Os negócios de cosméticos têm muitos concorrentes novos e estabelecidos em qualquer mercado. Novos produtos cosméticos são lançados regularmente e sua empresa tem que combatê-los. Portanto, uma estratégia de marketing bem elaborada torna-se parte essencial para iniciar o negócio.

A indústria cosmética cresce em ritmo acelerado. A demanda por todos os tipos de produtos cosméticos está sempre aumentando em diversos segmentos da população. A demanda por cosméticos premium está se expandindo em todos os lugares, incluindo a classe média dos países em desenvolvimento.

A indústria de cosméticos inclui uma vasta gama de negócios, como clínicas anti-envelhecimento, aromaterapia, salão de beleza, spa de beleza, loja de cosméticos, cabeleireiro e até mesmo maquiadores. Se você está planejando iniciar um negócio de cosméticos, há uma imensa margem de crescimento, desde que proceda de forma planejada.

De acordo com marketresearch.com, estima-se que o mercado de cosméticos dos EUA tenha gerado uma receita próxima de US $ 62 bilhões em 2016. O mercado global de cosméticos deve angariar US $ 429,8 bilhões até 2022. Essas estatísticas revelam claramente que há muitas oportunidades de negócios no indústria cosmética. Isso também mostra que sua pequena empresa de cosméticos pode começar a lucrar em breve.

 

Crescimento do mercado de cosméticos e beleza no Brasil

Mesmo com as crises financeiras e sociais da pandemia em 2020, o mercado de cosméticos no Brasil segue crescendo de forma impressionante. É possível afirmar isto através dos números do setor que podem ser visualizados em diversas notícias na mídia, por exemplo: 

O mercado de beleza e cuidados pessoais no Brasil e no mundo tem sido agitado pelo movimento de gigantes, como a aquisição da Avon pela Natura. Ao mesmo tempo, há uma atividade borbulhante de pequenas marcas que se posicionam em nichos e contam com o ambiente digital — e às vezes só com ele — para dialogar com o público. Ambas, as grandes e as diminutas, se engajam para acompanhar transformações na sociedade que se refletem no consumo, como a busca por produtos mais naturais, personalizados e que comuniquem valores.

Tenha em mente que iniciar uma empresa de cosméticos é um desafio. Se você quer aprender a abrir uma empresa de aromaterapia, seja uma clínica ou uma loja, veja este artigo especial.


 

Fornecedor de matéria prima para cosméticos e embalagens

Sendo uma das principais lojas de embalagens, frascos, tampas e válvulas para cosméticos do Espirito Santo, a loja Suiça vende diversos tipos de materias primas para cosméticos e outros produtos. Veja aqui uma lista das opções relacionadas a embalagens:

Entre em contato para saber como comprar e escolher entre as diversas opções de potes, vidros, sprays, provadores, bisnagas, difusores e outras opções.

Confira també, nossa linha de essências para sabonetes, diversas opções de aromas para perfumaria fina, várias matérias primas químicas, óleos essenciais de alta qualidade e vários modelos de acessórios utensílios para produção de cosméticos.

 


Aqui estão as 12 principais dicas para iniciar seu próprio negócio de cosméticos

1. Conheça a regulamentação brasileira para cosméticos, especialmente da ANVISA

No Brasil a instituição que cuida de toda a legislação relacionada aos cosméticos é a ANVISA. Ela tem um documento de referência, a BIBLIOTECA DE COSMÉTICOS, atualizada em agosto de 2020, listando todas as normas e portarias atuais para a produção e comercialização destes produtos.

Biblioteca de cosméticos ANVISA Brasil

Não deixe de consultar também a Biblioteca de Temas Transversais, que abrange assuntos aplicados a todos os macrotemas, tais como: Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE), Certificação de Boas Práticas de Fabricação (CBPF), Taxas de Fiscalização de Vigilância Sanitária (TFVS), Peticionamento de Recursos, etc. 

Os cosméticos são classificados em Grau de risco 1 e 2. Em cosméticos de grau 1 se encaixam produtos com propriedades básicas, as quais não precisam ser comprovadas inicialmente e não requerem informações detalhadas quanto ao seu modo de usar. Exemplos: perfumes, esmaltes, cremes sem ação fotoprotetora.

Já os cosméticos de grau 2 são caracterizados por possuírem indicações específicas que necessitam de comprovação de segurança e ou eficácia, de informações sobre cuidados, modo e restrições de uso. Exemplos: produtos para acne, xampu anticaspa, itens de maquiagem com fotoproteção.

Saiba mais sobre os documentos e normas para o registro de cosméticos no Brasil.

Estar alinhado com a legislação brasileira é FUNDAMENTAL, não só para manter o negócio e aind amais para comercializá-los com escala e até exportar.

 

2. Decidir sobre o local

Você tem a opção de começar seu negócio de cosméticos em casa nos primeiros dias. Outra opção é alugar uma premissa. Conseguir um contrato de locação é caro para proprietários de pequenas empresas. Uma alternativa mais barata é alugar um espaço em um laboratório onde você pode testar e fazer seus produtos cosméticos. Encontre um local de baixo custo para iniciar seu negócio.

Montando uma loja virtual de cosméticos

Naturalmente a primeira opção de muitos é vendar pela internet. Dependendo do contexto, pode ser um bom início, mas você pode enfrentar dificuldades inerentes ao modelo. Talvez a melhor opção seja uma loja física ou quiosque de baixo custo e depois uma operação online mais organizada.

 

3. Escolha um nicho

Escolha a sua área de especialidade na qual você tenha alguma experiência na fabricação ou comercialização de produtos cosméticos. Por exemplo, você sabe algo sobre a venda de maquiagem orgânica, maquiagem de efeito especial ou cosméticos minerais e produtos para os lábios.

Concentre-se na área de cosméticos que você conhece para poder planejar bem o seu negócio. Limite sua área de especialidade ou interesse em cosméticos. Não tente vender ou fabricar muitas coisas ao mesmo tempo nos primeiros dias de seu negócio.

Além disso, ao escolher o seu nicho, você pode se concentrar na criação de um material de marketing impressionante, como o design de brochuras, voltado para um conjunto específico de consumidores.

 

4. Venda seus produtos online

Uma opção eficaz para iniciar seu próprio negócio de cosméticos é vender os produtos online. A maioria dos seus valiosos clientes atualmente pesquisa e compra na web. Você deve criar uma loja de comércio eletrônico para vender seus produtos cosméticos especiais. Vender seu produto online implica que você atrairá os clientes com os preços mais baixos possíveis.

Mas certifique-se de que o design do seu site de comércio eletrônico seja memorável e fácil de usar. Esse site deve apresentar imagens impressionantes de seus produtos cosméticos. Todos os detalhes como descrições dos produtos, ingredientes, preços e informações de contato devem ser claramente mencionados. Os usuários devem ser capazes de navegar nas suas páginas da web convenientemente. Você pode criar um bom design de site a um preço acessível, terceirizando o trabalho para muitos designers gráficos talentosos. 

 

5. Gerar Publicidade

Ao iniciar uma empresa de cosméticos, você deve prestar atenção para criar mais consciência sobre seus produtos cosméticos especiais entre seu público-alvo. Explore todos os lugares, como eventos que acontecem em sua cidade, e visite salões de beleza para comercializar os produtos de sua empresa. Você também pode pensar em fazer algumas demonstrações aos consumidores para destacar as qualidades de seus produtos.

Mais importante ainda, crie uma página de mídia social dedicada para seus produtos cosméticos e preencha-a com muitas imagens dos produtos e descrições. Na verdade, você deve criar uma página em cada canal social popular, como Instagram e Facebook, para transmitir a mensagem de sua marca. Envolva seu público postando conteúdo interativo e útil sobre os produtos que você fabrica ou vende. Para isso, você pode fazer uso de diferentes ferramentas de mídia social . 

Nesta era digital, os consumidores usam vários canais para fazer compras. A geração do milênio, que constitui a maioria dos fãs de cosméticos, não pode ser separada da tecnologia. Portanto, certifique-se de tornar mais fácil para eles encontrarem sua marca online. 

 

6. Desenvolva um plano de marketing

Um plano de marketing lhe dá uma direção sobre como avançar de forma calculada na hora de vender seus produtos ao povo. Sua estratégia bem pensada em relação a preços , custos e uma maneira eficaz de vender seus itens de cosméticos irá guiá-lo durante seus esforços para aumentar seu alcance no nicho de mercado.

 

 

7. Crie uma identidade memorável

Os clientes identificam uma empresa ao ver seu logotipo em anúncios, mercados e nos produtos ou serviços. Na verdade, eles preferem dar uma opinião sobre uma empresa e um negócio olhando seu logotipo. O mesmo se aplica ao seu negócio de cosméticos. Dicas para escolher a embalagem de cosméticos.

Peça a um designer gráfico profissional para criar um design de logotipo memorável para sua empresa de cosméticos. O logotipo deve ser um conceito único com um uso extraordinário de elementos de design, como fontes e cores, para chamar a atenção de seus clientes em potencial.

Marcas de cosméticos

Descubra a personalidade da sua marca

Que tipo de impressão você quer causar quando alguém encontra sua marca de maquiagem pela primeira vez?

Você deve pensar cuidadosamente sobre o tipo de identidade de marca que deseja construir. Como escolher uma embalagem para sua marca de cosméticos. Você quer que sua marca seja conhecida como uma marca de maquiagem ecológica? Você quer que as pessoas vejam isso como uma marca de cosméticos que promove o empoderamento das mulheres? A maioria dos consumidores quer marcas que se preocupam com questões sociais e ambientais. Portanto, seria ótimo se você pudesse se posicionar sobre uma questão social ou ambiental e envolver seus clientes para enfrentá-la juntos.

 

8. Gere receita e caixa

Você não pode tomar outras medidas para estabelecer seu negócio de cosméticos sem ter fundos suficientes em mãos. Tenha algum dinheiro que dê para comprar matéria-prima para produzir seus cosméticos especiais ou para comprar os produtos para vender no varejo. Você pode começar pegando dinheiro da família e dos amigos. Em seguida, atraia alguns clientes ricos em sua área.

Você precisará de um cartão de visita que apresentará a seus amigos e outros clientes quando solicitar sua ajuda. Portanto, crie um design de cartão de visita que tenha seus dados de contato apresentados de uma forma única e memorável. Lembre-se de que o cartão é uma forma de apresentar sua empresa aos clientes. Então, torne isso impressionante.

 

9. Teste seus produtos

Antes de começar a vender seus produtos cosméticos, teste esses itens exclusivos. Dê alguns produtos de amostra para as pessoas de seu vizinho, parentes e círculo de amigos. É sempre desejável fazer um teste prático dos produtos para saber de antemão como o restante das pessoas e o seu público-alvo irão reagir.

Portanto, comece a produção em massa de seus cosméticos apenas se as pessoas derem uma resposta positiva. Se você deseja iniciar um negócio de vendas, descubra quais produtos são mais populares entre as pessoas. Invista seu dinheiro limitado em tais itens.

 

10. Obtenha opiniões e melhore

Como você é novo no negócio, cometerá muitos erros como parte do processo de aprendizagem. Cometer erros é humano, mas você deve aprender com eles para seguir em frente de forma significativa. Obtenha opiniões de especialistas da sua área e faça as melhorias necessárias.

Por exemplo, se você criar um site, mas os usuários reclamarem dos recursos de navegação, redesenhe o site. Se alguns especialistas sugerirem melhorias em seu logotipo de cosméticos , pense em corrigi-lo. Da mesma forma, esteja preparado para fazer alterações em seus planos de marketing.

Sua empresa de cosméticos deve ter um plano de marketing inteligente e alguns fundos para começar. Siga o conselho de sua família e amigos. Crie designs gráficos memoráveis, como logotipos, cartões de visita, sites e brochuras para deixar uma impressão duradoura em seus clientes e público em potencial.

Cosméticos

 

11. Ofereça excelente experiência ao cliente

Hoje em dia, o consumidor não se preocupa apenas com os produtos, mas também com a experiência que eles adquirem. Quando você está no shopping, percebe que as pessoas preferem ir a lojas de maquiagem que proporcionam uma ótima experiência ao cliente, por exemplo, por meio de consulta gratuita de beleza ou serviços de maquiagem. No entanto, como quase todas as lojas de maquiagem já oferecem os mesmos serviços, você deve pensar em algo diferente

 

12. Adicione mais valor aos seus produtos

Hoje, o número de marcas de beleza lá fora é quase incontável e elas competem entre si para serem as mais notáveis. Descobrir o que seus concorrentes estão fazendo o ajudará a criar ideias melhores. Você pode aplicar conceitos semelhantes aos deles, mas tente agregar mais valor aos seus produtos. Você pode dar um exemplo de Fenty Beauty de Rihanna. A marca de cosméticos recém-lançada fez com sucesso um grande avanço ao lançar uma ampla gama de tons de base que são mais aplicáveis ​​a todos os tons de pele, especialmente os escuros.

 

 


 

O mercado de cosméticos deve continuar dominando o setor de varejo nos próximos anos. Ou seja, este pode ser um ótimo ano para quem quer tentar a sorte no mercado. Dito isso, abrir um negócio de beleza e cosméticos também pode ser prejudicial, se administrado com um planejamento inadequado.

Agora que mais e mais marcas de maquiagem estão surgindo com conceitos e estratégias de marketing criativo, você deve ser capaz de fornecer algo único para fazer o seu se destacar.